"Tudo parece impossível até que seja feito"
Nelson Mandela
Mês da Tolerância
Conceito de Tolerância
Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significa "suportar" ou "aceitar".
A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Este tipo de tolerância é denominada "tolerância social".
O dia 16 de novembro foi instituído pela ONU como o Dia Internacional para a Tolerância. Esta é uma das muitas medidas da Organização das Nações Unidas para o combate à intolerância e da não aceitação da diversidade cultural.
O Dia Internacional para a Tolerância celebra-se anualmente a 16 de novembro, para lembrar a importância, numa sociedade, dos valores democráticos como o respeito pelo outro e pela diferença. Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os Direitos Humanos fundamentais, para que seja possível viver em comunidade e no ambiente de Paz.
O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995). Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.
Por que celebramos este dia no âmbito dos Clubes Ubuntu?
A celebração do Dia Internacional para a Tolerância está alinhado com dois dos objetivos específicos do programa Escolas Ubuntu:
1) contribuir para a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, concretamente nos domínios de Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade); Igualdade de Género; Interculturalidade
(diversidade cultural e religiosa); Desenvolvimento Sustentável; Instituições e participação democrática; Empreendedorismo (na sua vertente social); Segurança, Defesa e Paz; e Voluntariado.
2) contribuir para o Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying , reforçando, através do desenvolvimento dos eixos transversais da Liderança servidora, da Ética do Cuidado e da Construção de Pontes.